• Marlene Busko

A American Heart Association recomenda alimentação saudável, não apenas variada


O mantra de “comer uma dieta diversificada” pode ter sido bom no passado, mas estudos recentes mostraram que hoje uma dieta mais diversificada provavelmente inclui muitos alimentos não saudáveis e não está associada a um peso corporal melhor.

Assim, o conselho para uma diversidade alimentar precisa ser atualizado para enfatizar “uma ingestão adequada de alimentos saudáveis”, segundo uma recomendação científica sobre diversidade alimentar para prevenção da obesidade em adultos, publicada online pela American Heart Association (AHA) em 9 de Agosto na revista Circulation.

“Os dados atuais não apoiam uma maior diversidade dietética como uma estratégia eficaz para promover padrões saudáveis de alimentação e peso corporal saudável”, conclui a declaração.

Em vez disso, “é apropriado promover um padrão alimentar saudável que enfatize a ingestão adequada de alimentos vegetais, fontes de proteína, produtos lácteos com baixo teor de gordura, óleos vegetais e nozes e limite o consumo de doces, bebidas açucaradas e carnes vermelhas”.

Esta revisão pode ajudar a informar as recomendações sobre dieta quando as Diretrizes Dietéticas para os Americanos de 2015-2020 forem atualizadas, disse a diretora de redação e declaração, Marcia C. De Oliveira Otto, PhD, MS, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em Houston.

Enfatizar uma dieta diversificada parece estar “levando as pessoas a comerem comida não saudável – um monte de sódio, gordura trans, alimentos processados e assim por diante”, ela disse.

Infelizmente, a pesquisa sobre a diversidade de dietas “normalmente não leva em consideração a qualidade dos alimentos”, explica Frank B. Hu, MD, PhD, professor e chefe do Departamento de Nutrição, Harvard T.H. Chan School of Public Health, em Boston, Massachussets, que não esteve envolvido nesta declaração consultiva, disse theheart.org/Medscape Cardiology.

“Nos velhos tempos”, disse Hu, que serviu no comitê consultivo para as Diretrizes Dietéticas 2015-2010, “você precisava obter quantidades suficientes de macronutrientes consumindo uma grande variedade de alimentos, mas hoje, a deficiência de nutrientes não é um problema e a obesidade se tornou um problema de saúde pública muito mais importante”.

Portanto, “comer uma variedade de alimentos” não é mais tão significativo em um cenário onde existe uma “superabundância de alimentos, incluindo tantos tipos diferentes de produtos alimentícios embalados, processados e comerciais”, disse ele.

Mais variedade de alimentos, menos peso em excesso?

Para esta revisão, o comitê de redação identificou estudos sobre diversidade de dieta que foram publicados entre 2000 e 2017, para ver se uma maior diversidade de alimentos estava associada com menos obesidade.

Eles encontraram poucos estudos, que eram muito heterogêneos e usaram três maneiras diferentes para definir a diversidade de dieta.

A maioria dos estudos mediu a "contagem" ou o número de diferentes alimentos/grupos de alimentos consumidos, geralmente dentro de uma semana (o que poderia ser de até 5 ou 24, em diferentes estudos).

As outras medidas eram "uniformidade", ou se a maioria das calorias provinha de alguns tipos de comida ou muitos alimentos, e "dessemelhança", ou se as calorias de uma pessoa vinham principalmente de alimentos similares ou diferentes.

Essa "evidência limitada" não mostrou que a diversidade de dieta promoveu uma dieta ideal ou um peso saudável, mas sugeriu que as pessoas com uma dieta mais variada consumiam mais calorias, tinham padrões alimentares ruins e engordavam.

Alguns estudos sugeriram que quando as pessoas têm uma variedade maior de alimentos para escolher em uma refeição, elas tendem a comer em excesso.

No entanto, os estudos foram observacionais e tinham várias limitações - particularmente eles não avaliaram a qualidade nutricional juntamente com a diversidade alimentar - então mais pesquisas serão necessárias, disse Otto.

Mais estudos são necessários para ver se a ingestão de uma variedade de alimentos saudáveis ​​(por exemplo, frutas e vegetais) oferece mais benefícios, assim como "estudos prospectivos robustos e bem planejados" para avaliar a ligação entre "diversidade dietética e resultados clínicos, metabólicos e cardiovasculares", pedem Otto e colegas.

De acordo com Hu, "o conceito tradicional de diversidade de dieta ... é basicamente desatualizado".

"Para avançar este campo", disse ele, "não podemos mais contar apenas o número de alimentos; precisamos incorporar tanto a qualidade quanto a quantidade no índice [dieta saudável]".

Uma maneira de fazer isso seria "dar pontos positivos à diversidade de alimentos saudáveis", sugeriu Hu.

"Se você comer mais frutas e verduras ... ou talvez diferentes tipos de cereais e leguminosas integrais, obterá mais pontos positivos", com carnes processadas, como salsichas e bacon, por exemplo, receberia pontos negativos.

Otto e Hu não revelaram relações financeiras relevantes.

Circulation. Publicado 9 de agosto de 2018.

Cite this article: AHA Advisory Recommends Healthy Eating, Not Just Variety - Medscape - Aug 17, 2018.

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