O que é acupuntura termoguiada?

É uma modalidade de tratamento em que se utiliza a acupuntura e a termografia.

A acupuntura consiste na utilização de agulhas na superfície corporal para o tratamento de várias condições clínicas, tanto para o tratamento como na prevenção de doenças. Tem efeito analgésico, anti inflamatório, relaxante muscular; modula as emoções, o sistema endócrino, imunológico e outras funções orgânicas. Tem eficácia no tratamento de inúmeras doenças e disfunções, como as neurológicas, psiquiátricas, ortopédicas, respiratórias, reumatológicas, digestivas, entre outras.

A termografia é uma técnica não invasiva, indolor, sem contra indicações, que não utiliza meios de contraste. A termografia utiliza um sensor infravermelho para a captura de imagens térmicas do corpo humano, permitindo o mapeamento e documentação de alterações funcionais como por exemplo a dor, insônia, disbiose, hipotireoidismo, insuficiência vascular, neuropatias.

A termografia permite visualizar o local da dor e sua intensidade, facilitando o tratamento através da avaliação em tempo real da analgesia realizada através da acupuntura. Além disso, permite avaliação da eficácia do tratamento da dor e de outras condições clínicas associadas através da mudança térmica.

O uso acupuntura termoguiada não requer a interrupção de um tratamento que já esteja sendo realizado; pode ser realizada durante e após uma cirurgia, na gestante, concomitante ao tratamento oncológico, ortopédico, reumatológico, clínico; geralmente utilizada no tratamento da dor, como em pontos gatilho, fibromialgia, hérnias de disco, também pode ser utilizada para o acompanhamento do pé diabético, neuropatias pós quimioterapia, acidente vascular cerebral, úlceras de decúbito, síndrome da dor complexa regional, etc.