top of page
  • David Douglas

A ingestão de alimentos ultra processados pode ser vinculada à Síndrome do Intestino Irritável


Dados observacionais sugerem que os alimentos ultra processados podem estar associados a um aumento do risco de síndrome do intestino irritável (SII).

Conforme relatado on-line em 15 de junho, no American Journal of Gastroenterology, Laure Schnabel, da Universidade de Paris e colegas, analisaram dados na internet baseado no estudo NutriNet-Sante, que foi criado para investigar as relações de nutrição e saúde.

A equipe examinou dados sobre dietas de 33.343 dos mais de 160.000 participantes do estudo. Os questionários foram preenchidos on-line e cobriram pelo menos três registros alimentares de 24 horas. A maioria dos participantes (76,4%) eram mulheres; a média de idade foi de 50,4 anos.

Em média, os alimentos ultra processados ​​responderam em peso por 16,0% dos alimentos consumidos diariamente, correspondendo a 33,0% do total de energia ingerida diariamente. Fatores que foram significativamente associados a esse consumo incluem idade mais jovem, menor renda e menor atividade física. Resultados semelhantes foram observados usando o consumo de alimentos ultra processados ​​como uma porcentagem do consumo energético.

Um total de 3516 participantes (10,5%) relataram SII. Após o ajuste, os pesquisadores descobriram que uma proporção maior de alimentos ultra processados ​​na dieta estava associada a uma maior prevalência de SII.

Os pesquisadores observam que os alimentos ultra processados ​​geralmente são acessíveis, altamente comercializados, prontos para comer, com uma longa vida útil.

Os resultados deste estudo fornecem argumentos para a coleta de dados sobre o grau de processamento de alimentos em pesquisas de alimentos, para explorar o consumo de alimentos ultra processados ​​e seu suspeito impacto deletério na saúde. Estudos longitudinais adicionais serão necessários para averiguar a associação observada entre o consumo de alimentos ultra processados ​​e a SII.

Am J Gastroenterol 2018.

Reuters Health Information © 2018

Cite this article: Ultra-Processed Food Intake Might Be Tied to IBS - Medscape - Jul 06, 2018.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page