top of page
  • Reuters

Suplementos de glutamina são altamente eficazes na Síndrome do Intestino Irritável pós-infecciosa co


Os suplementos dietéticos de glutamina são um tratamento eficaz para pacientes que desenvolvem síndrome do intestino irritável com diarreia (SII-D), com aumento da permeabilidade intestinal após uma infecção entérica, de acordo com os resultados do primeiro ensaio randomizado, controlado por placebo, duplo-cego para testar o tratamento.

O estudo constatou que a suplementação oral de glutamina normaliza a permeabilidade intestinal elevada, levando a uma melhora na diarreia e na dor abdominal.

Terapias eficazes para pacientes com SII-D pós infecciosa “permanecem limitadas e insatisfatórias”, observou o Dr. Nicholas Verne, da Escola de Medicina da Universidade de Tulane, em Nova Orleans, e colegas, na revista Gut, online, em 14 de agosto.

Eles avaliaram a segurança e eficácia de 8 semanas de glutamina por via oral (5 gramas 3 x semana) ou placebo em 106 pacientes que desenvolveram SII-D com aumento da permeabilidade intestinal após uma infecção entérica. 54 pessoas usando glutamina e 52 usando placebo completaram o estudo.

O tratamento com glutamina levou a um aumento significativo na proporção de pacientes que atingiram ou excederam o desfecho primário de pelo menos 50 pontos no IBS Severity Scoring System, IBS-SS: 43 pacientes com glutamina (79,6%) versus três pacientes em placebo (5,8%), uma diferença de 14 vezes (P<0,0001).

A glutamina oral também reduziu significativamente todos os desfechos secundários; pontuação do IBS-SS em 8 semanas (301 versus 181), frequência diária de movimento intestinal (5,4 versus 2,9), formato das fezes (Bristol Stool Scale, 6,5 versus 3,9) e permeabilidade intestinal (0,11 versus 0,05).

Houve normalização na hiperpermeabilidade intestinal (elevadas taxas de lactulose/manitol na urina) no braço da glutamina, mas não no braço placebo, e isso pode ser o mecanismo de ação da glutamina, dizem os pesquisadores.

Os eventos adversos e as taxas de descontinuação do medicamento estudado foram baixos e semelhantes nos dois grupos e nenhum evento adverso grave ocorreu.

Neste estudo, eles concluem que os suplementos orais de glutamina reduziram "drástica e seguramente" todos os principais pontos extremos relacionados à Síndrome do Intestino Irritável. Eles dizem que mais estudos agora são necessários, "com amostras maiores, com uma dose mais ampla; estudos que determinam se os efeitos da glutamina são duradouros e seguros a longo prazo; estudos que exploram os mecanismos; estudos que avaliam a glutamina em outros tipos de Síndrome do Intestino Irritável. "

O estudo não teve financiamento comercial e os autores não revelaram conflitos de interesse.

Gut 2018.

Reuters Health Information © 2018

Cite this article: Glutamine Supplements Highly Effective in Post-Infectious IBS With Diarrhea - Medscape - Aug 23, 2018.

7.882 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page