Comida e dor: os 'essenciais'

Pauline Anderson - Medscape

SAN ANTONIO - Assim como a American Heart Association e a American Diabetes Association desenvolveram recomendações dietéticas relacionadas a doenças cardíacas e diabetes, a American Academy of Pain Management - agora Academy of Integrative Pain Management (AIPM) - em breve também deve ter como alvo recomendações alimentares.

"Isso é algo que nós, como grupo, queremos divulgar na próxima reunião anual, se não antes", disse Robert Bonakdar, MD, diretor de tratamento da dor do Centro Scripps de Medicina Integrativa, La Jolla, Califórnia, e professor assistente de clínica, Universidade da Califórnia, San Diego.

Bonakdar disse esperar que seu grupo desenvolva primeiro uma diretriz com talvez as "4 ou 5 principais coisas essenciais para os médicos que estão atendendo pacientes com dor".

Ele elaborou alguns desses "elementos essenciais" durante um discurso aos delegados na Reunião Anual da American Academy of Pain Management (AAPM) em 2016. O Dr. Bonakdar é ex-presidente da AIPM e permanece em seu conselho de administração.

Influência da Inflamação

Ele disse ao público como a nutrição pode afetar a dor através de vários mecanismos. "A dieta pode influenciar a inflamação, mudar o microbioma, modular o sistema imunológico, melhorar a função articular, eliminar os gatilhos da dor e reduzir as deficiências".

Bonakdar falou sobre o "estado do prato", que ele disse ser "bastante triste". Mais de 60% dos alimentos consumidos são altamente processados, e a dieta ocidental carece de frutas e vegetais frescos e fibras, disse ele.

Uma dieta pobre produz sinais de inflamação, como a proteína C-reativa (PCR), observou o Dr. Bonakdar. Níveis elevados de PCR podem aumentar o risco de dor lombar, por exemplo, e há uma resposta direta à dose, disse ele. "Quanto maior a PCR, mais intensa é a dor e mais ela pode interferir nas atividades da vida diária".

A dieta ocidental também altera a estrutura do microbioma do corpo, o que pode afetar a digestão, disse Bonakdar. Com o tempo, acrescentou, isso pode ter um efeito significativo na diversidade da flora.

Essa falta de diversidade está diretamente ligada a muitos estados de dor, incluindo dor pélvica crônica e síndrome do intestino irritável, disse ele.

O consumo de alimentos altamente processados também pode afetar os mastócitos, que se tornam "hiper-excitáveis", causando novamente dor, disse o Dr. Bonakdar. Ele observou vários distúrbios relacionados aos mecanismos de nocicepção mediados por mastócitos, incluindo enxaqueca, fibromialgia e dor neuropática.

"Se não estamos alimentando nossas células adequadamente, ou estamos alimentando nossas células com produtos tóxicos ou inflamatórios, o resultado final será inflamação e dor".

Os médicos, disse ele ao Medscape Medical News após sua apresentação, muitas vezes não consideram o efeito da dor nas células. "A dor pode, de maneiras sutis, afetar a célula de maneira muito dramática, mas muitas vezes não a apreciamos, nem a reconhecemos, nem a tratamos porque estamos tentando melhorar a dor de cabeça".

Ao responder a uma pergunta de um delegado sobre a natureza inflamatória dos grãos, o Dr. Bonakdar disse que "o excesso de grãos pode ser inflamatório, especialmente se houver problemas como no celíaco ou na sensibilidade". Ele acrescentou que pode sugerir a remoção seletiva de grãos da dieta de um paciente.

Muitos pacientes consomem grãos em um alimento altamente processado "de alto índice glicêmico". "De qualquer forma, este produto não possui nutrientes; não há nada além de embalagens coloridas".

O magnésio é um exemplo importante do impacto dos nutrientes relacionado à dor. Cerca de 70% da população tem uma deficiência de magnésio e cerca de 20% da população "não está recebendo nem metade da necessidade diária", disse Bonakdar. Deficiência é definida como um nível sérico inferior a 0,75 mmol / L.

Há uma associação "muito forte" entre a falta de magnésio e enxaqueca, disse o Dr. Bonakdar. "As chances de enxaqueca aumentam 35 vezes se você tiver uma deficiência de magnésio".

Para pacientes com deficiência de magnésio, ele recomenda formulações de magnésio quelado, que são mais biodisponíveis que o óxido de magnésio ou o sulfato de magnésio. Ele normalmente inicia com 200 mg do suplemento por dia, titulando-o até 500 mg por dia. Ele diz aos pacientes para tomá-lo na hora de dormir, quando os efeitos colaterais de inchaço podem ser menos visíveis. Além de mudanças positivas nos músculos, os pacientes relataram benefícios no humor.

Os pacientes também podem obter magnésio em sua dieta diária. Os alimentos ricos nesse nutriente inclui espinafre, acelga, sementes de abóbora, amêndoas, feijão preto, abacate, figo e banana.

Questionado sobre se ele verifica os níveis séricos de magnésio de um paciente, o Dr. Bonakdar disse que "não há um padrão real" de como fazer isso. Ele tem um histórico alimentar e as respostas dos pacientes geralmente "me dizem que estou no caminho certo", tratando-as.

Outra deficiência - em vitamina D - também pode ser importante no campo do tratamento da dor. Pelo menos 70% a 80% dos pacientes com dor têm uma deficiência de vitamina D, o que pode tornar os nervos "hipersensíveis", disse ele. Naqueles com níveis "ultra-baixos" de vitamina D (nível sérico de 25-hidroxivitamina D <20 nmol / L), o Dr. Bonakdar recomenda altas doses de vitamina D na forma líquida.

O Dr. Bonakdar também discutiu a relação entre obesidade e dor. Um estudo - uma análise de mais de um milhão de americanos respondendo a perguntas de pesquisas em saúde - mostrou uma curva direta de dose-resposta entre obesidade e dor, especialmente à medida que as pessoas envelhecem, disse ele.

Assim como a dieta pode aumentar a dor, também pode diminuir a dor.

As evidências indicam que uma dieta com baixo índice glicêmico (com base em como os alimentos afetam a glicose no sangue), que é rica em polifenóis, fibras, frutas, vegetais, gorduras saudáveis e "boas" fontes de proteína, tem um impacto positivo na dor. Essa dieta beneficia o microbioma e aumenta a diversidade bacteriana.

"Isso reverte as tendências que vemos com a dieta americana industrializada ocidental", disse o Dr. Bonakdar.

Ele também falou sobre a importância de comer "atentamente". "Quanto você está colocando no seu prato, como está preparando a comida e com que rapidez está comendo, tudo isso informa a ocorrência de inflamação", mesmo que a comida seja relativamente saudável, disse ele.

Existem algumas ervas e especiarias - por exemplo, curcumina, um constituinte da açafrão - que reduzem a dor e a inflamação. Os estudos apoiam esse benefício da curcumina em pacientes com osteoartrite e artrite reumatoide, disse o Dr. Bonakdar.

O ácido graxo ômega-3 é outro nutriente importante na prevenção da dor - e também pode ajudar no funcionamento cognitivo, disse o Dr. Bonakdar.

E algumas evidências ligam a coenzima Q10 à redução da dor. Um estudo em adolescentes com enxaqueca e uma deficiência desse antioxidante natural que a tomaram em forma de suplemento reduziram a frequência da dor de cabeça.

Dieta e Exercício

Combinar uma dieta anti-inflamatória com exercícios pode aumentar ainda mais o impacto na dor. Um estudo de 18 meses em pacientes com osteoartrite que tiveram problemas de peso - o estudo IDEA - descobriu que "a dieta foi útil, o exercício foi útil, mas a combinação foi a mais útil", disse o Dr. Bonakdar.

"Mesmo reduzir o peso em cerca de 5% pode ter um impacto significativo na dor e na função".

Há mais evidências de outro estudo de 130 pacientes do sexo feminino com artrite reumatoide em uma área relativamente pobre de Glasgow, na Escócia. A análise mostrou que os pacientes que seguiram uma dieta mediterrânea saudável reduziram significativamente a dor aos 3 e 6 meses.

"Ao final, este é um remédio poderoso para o controle da dor, e não apenas na artrite reumatoide", disse Bonakdar. "Agora temos ensaios clínicos que mostram que a dieta de várias formas - intervenções nutricionais, intervenções com suplementos nutricionais, combinações com nutrição e exercícios - pode ser útil na redução da dor de A a Z".

Solicitada a comentar, Nancy Cotter, MD, que trabalha como médica líder em saúde integrativa na Administração de Veteranos de Nova Jersey, disse que há muitas evidências de que a nutrição é útil para o gerenciamento da dor em "vários níveis", incluindo a dor musculoesquelética e neurogênica.

"No entanto, essa consciência realmente não permeou a consciência da população médica em geral ou da população de pacientes", disse o Dr. Cotter. "Quando pensamos em dor, pensamos em pílulas. É isso."

Cite this: Food and Pain: The 'Essentials' - Medscape - Sep 28, 2016.