• Lisa Rapaport

Dieta Mediterrânea Relacionada a Melhor Memória para Diabéticos


(Reuters Health) - Pessoas com diabetes podem ter uma melhor função cerebral se seguirem uma dieta mediterrânea rica em frutas, verduras, legumes, grãos integrais, peixes e gorduras saudáveis, sugere um estudo dos EUA.

As dietas mediterrânicas têm sido ligadas há muito tempo a uma melhor saúde do coração e do cérebro, assim como um menor risco de desenvolver diabetes. Mas a pesquisa até o momento não ofereceu uma imagem clara de se os benefícios cognitivos de comer dessa maneira podem diferir para pessoas com e sem diabetes, disse o principal autor do estudo, Josiemer Mattei, da Harvard T.H. Chan Escola de Saúde Pública em Boston.

"Uma dieta mediterrânea saudável inclui alimentos que são ricos em frutas e vegetais, que tem antioxidantes, e em peixes e óleos, que incluem gorduras saudáveis", disse Mattei por e-mail. "Esses nutrientes ajudam a sustentar a função cognitiva, reduzindo a inflamação e a oxidação no cérebro".

Esses benefícios podem ajudar as pessoas com ou sem diabetes. Quando as pessoas têm diabetes, no entanto, a abundância de grãos integrais e legumes em uma dieta típica do Mediterrâneo pode ajudar a manter o açúcar no sangue bem controlado e melhorar a função cognitiva, acrescentou Mattei.

Conforme relatado online em 23 de maio no Diabetes Care, os pesquisadores acompanharam 913 participantes do Boston Harbor Rican Health Study durante dois anos, avaliando seus hábitos alimentares, testando o diabetes tipo 2 e administrando uma série de testes para função cognitiva, memória e função executiva.

Para as avaliações da dieta, os pesquisadores avaliaram os hábitos alimentares dos participantes com base em quanto consumiram os principais alimentos que compõem uma dieta mediterrânea, além do quanto ingeriam alimentos tipicamente incluídos em outros dois tipos de dieta saudável para o coração, incluindo a dieta DASH, recomendada pela American Heart Association.

Entre as pessoas sem diabetes, seguir mais de perto uma dieta mediterrânea foi associada a melhorias de memória durante o período do estudo, mas não com mudanças em outros tipos de função cognitiva. Para esses participantes, as outras duas dietas saudáveis para o coração estavam ligadas a uma melhor função cognitiva.

Para os diabéticos, no entanto, a dieta mediterrânea foi associada a uma ampla gama de melhorias na saúde do cérebro. As pessoas com diabetes que seguiam mais de perto uma dieta mediterrânea tiveram maiores ganhos em função cognitiva, reconhecimento de palavras e habilidades de desenho do relógio do que aqueles que não comeram dessa maneira.

Quando as pessoas tinham diabetes, os benefícios para a saúde do cérebro da dieta mediterrânea eram limitados a indivíduos que tinham açúcar no sangue bem controlado no início do estudo ou que experimentaram melhorias no controle do açúcar no sangue durante o estudo. Não houve um claro benefício para as pessoas que começaram com açúcar no sangue mal controlado ou indivíduos que pioraram durante o estudo.

O estudo não foi um experimento controlado projetado para provar se ou como uma dieta mediterrânea pode melhorar diretamente a saúde do cérebro.

Uma limitação do estudo é que focou apenas em pessoas porto-riquenhas significando que os resultados podem não se aplicar a indivíduos de outros grupos raciais ou étnicos ou com diferentes tradições alimentares. Os pesquisadores também contaram com os participantes do estudo para relembrar e relatar com precisão o que comiam e bebiam, o que nem sempre é preciso.

Ainda assim, seguir uma dieta mediterrânea pode fazer sentido para muitas pessoas com e sem diabetes, disse Allen Taylor, do Centro de Pesquisas em Nutrição Humana da Universidade Tufts do USDA, em Boston.

"Há muitos efeitos salutares de consumir uma dieta mediterrânea que é rica em frutas e vegetais, menor em açúcares simples, menor em carnes vermelhas e processadas, com algumas porções semanais de peixe", disse Taylor, que não estava envolvido no estudo, disse por email.

Diabetes Care 2019.

Cite this: Mediterranean Diet Tied to Better Memory for Diabetics - Medscape - May 31, 2019.

#dietamediterrânea #diabetes

16 visualizações